Já ficou em dúvidas sobre contratação CLT ou terceirizada?

A terceirização é o ato de transferir determinadas atividades específicas para empresas ou profissionais independentes, ou seja, que não fazem parte da força de trabalho da sua empresa.

É um recurso bastante útil para suprir um aumento de demanda sazonal, por exemplo, quando você precisa aumentar sua força de trabalho, mas não tem necessidade de manter novas contratações a longo prazo.

Após a aprovação da Lei da Terceirização (Lei 13.429/2017), terceirizar se tornou uma alternativa com muitos benefícios, sendo considerada independente do tamanho da empresa. Isso porque, a partir desta lei, você pode terceirizar quaisquer atividades na sua empresa, inclusive a atividade fim, com total segurança jurídica. 

Porém, ainda surgem muitas dúvidas entre esses dois tipos de contratação e esse conteúdo vai te ajudar a analisar os prós e os contras para que você possa fazer a melhor escolha para o seu negócio. Vamos lá?   

 

Vantagens da terceirização:

1. Foco aprimorado nas principais atividades empresariais

Uma das maiores vantagens da terceirização de serviços numa empresa é que ela fica mais livre para focar seus esforços em sua atividade principal e planejamento. Já pensou não mais ter que se preocupar com folha de pagamento, por exemplo?

2. Maior eficiência

Uma empresa que terceiriza suas atividades, permite um melhor aproveitamento de seu espaço, de seu tempo e de seus funcionários. Além de poder escolher uma empresa de terceirização especializada no processo ou serviço que você deseja, com a experiência que o seu negócio precisa.

3. Custos controlados

A contratação terceirizada transfere encargos trabalhistas para o prestador de serviço, permitindo um maior controle com gastos na folha de pagamento. A economia de custos obtida com a terceirização pode ajudá-lo a liberar fundos para investimentos em outras áreas de negócios.

4. Maior alcance

Ao contratar uma empresa ou profissional especializado, você pode ter acesso a recursos, métodos e tecnologias mais avançados sobre aquela área específica, sem falar na ampliação de network que essa troca possibilita.  

5. Maior vantagem competitiva

Em todos os sentidos, mas especialmente na adaptabilidade ao mercado. Você já pensou ter investido em toda uma estrutura, funcionários, treinamento e etc, para atender uma demanda que não existe mais? 

6. Upgrades

Quando você terceiriza seus serviços, as atualizações necessárias para fornecer suporte interno de qualidade não são de sua responsabilidade. Porém, nada impede que você auxilie neste processo e acelere a evolução do mercado.

 

Desvantagens:

1. Dificuldades de gestão/controle

Quando uma empresa possui seus próprios departamentos, os líderes acompanham mais de perto a execução desse trabalho. Caso você não escolha o parceiro certo de primeira para a terceirização, algumas áreas podem se tornar problemáticas. 

2. Segurança da empresa (dados estratégicos)

Dependendo das atividades e processos que a empresa terceirizada precisar realizar, será necessário acesso a informações confidenciais da empresa, como folha de pagamento, informações dos funcionários, estratégias e etc.

3. Dúvidas sobre a legislação;

O processo de terceirização precisa estar muito bem documentado, oficializando as relações entre o contratante e a empresa terceirizada. Por isso, o ideal é você contar com uma ajuda especializada de um advogado aqui.

4. Rotatividade de Funcionários;

A responsável pela contratação e organização dos turnos é a prestadora de serviço. Por isso, é possível que haja alterações de escalas e que você possa de repente encontrar colaboradores que você desconhece pela empresa.

5. Instabilidade da prestadora;

Ao escolher seu parceiro comercial, assegure-se da solidez da empresa/profissional. Criar uma dependência da empresa prestadora pode ser um risco, uma vez que ela pode sofrer problemas internos e sair do negócio. 

6. Controle de qualidade

Os padrões de qualidade buscados pela prestadora de serviços terceirizados podem se diferenciar dos seus. Enquanto sua empresa busca padrões altos de qualidade, a empresa terceirizada pode não atingir o mesmo nível, o que coloca o nome do seu negócio em jogo.

 

A gente espera que tenha ajudado!

Mas o que a gente queria lembrar mesmo é que essa contratação impacta o tipo de seguro de vida desse colaborador lá na frente. No caso de transportadores, onde o seguro de vida para motoristas é obrigatório, é importante conhecer melhor as soluções que o mercado oferece para este impasse.

A gente tem a solução ideal!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quer tranquilidade e segurança agora mesmo? Vem falar com a gente!

Conte o seu
perrengue pra gente!