Quinta roda: sistema que reduz o risco de tombamento dos caminhões.
Por conta de vários fatores, infelizmente, milhares de caminhões tombam todos os anos, causando mortes e ferimentos sérios a motoristas e outros usuários das rodovias. De acordo com a ONG Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS), dedicada à segurança viária, houve mais de 300 mortes e 9 mil feridos nos EUA, em 2019, só em decorrência de acidentes como esse.
Normalmente, a carreta do caminhão tomba primeiro, puxando o cavalo para o mesmo movimento. Pensando nisso, a empresa norte-americana Axicle Engineering, da Califórnia, desenvolveu um sistema inédito, chamado quinta-roda, que pode evitar o tombamento do cavalo e minimizar riscos à vida e grandes prejuízos.
Sua equipe, formada de engenheiros dos setores automotivo e aeroespacial, afirma que, nos testes feitos até agora, o produto demonstrou grande eficiência e irá trazer maior segurança a todos que trafegam pelas vias.
Quem lidera o projeto, é Steve Krug, ex engenheiro da Tesla, que se reuniu com outros engenheiros para desenvolver o sistema.
Quando os sensores detectam um parâmetro adicional, como peso da carga, vibrações, vento, posição do implemento e outros fatores que indicam um tombamento, a quinta-roda libera o travamento lateral, se solta do suporte, numa fração de segundos, e vira junto com o implemento, fazendo apenas a carreta tombar, sem oferecer riscos a cabine e ao caminhoneiro.
Com esse sistema adicionado ao caminhão, aumenta a segurança para todos e diminui os danos causados pelo acidente.
O objetivo da empresa é tornar o produto universal, e fazer com que ele se adapte a qualquer tipo de caminhão.
A previsão da empresa Axicle, é de que até o final deste ano, testes reais sejam feitos, em estradas fechadas, para avaliar o potencial do produto.
No momento, o equipamento passa por dezenas de teste para o seu aprimoramento. Se tudo correr como o planejado, a empresa acredita que o produto se tornará padrão para todos os caminhões do futuro, entrando, inclusive, na linha de produção das montadoras.
A empresa está confiante nos resultados e planeja a construção de uma linha de montagem capaz de fabricar até 80 mil dispositivos por ano, com um custo médio de cerca de US$4 mil por equipamento, mas ainda sem previsão do valor para o consumidor final.
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